segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ENCONTRO DE NOVOS BISPOS – ROMA
19 de Setembro

O dia de hoje foi marcado por encontros brasileiros. A Celebração Eucarística integrada com as Laudes foi presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes OFM (brasileiro) Prefeito da Congregação para o Clero. No café da manhã, nós, bispos brasileiros, nos aproximamos do Sr. Cardeal para cumprimenta-lo e cantar-lhe parabéns, pois está completando 50 anos de ordenação presbiteral. No almoço, os bispos brasileiros, fomos à comunidade Mater Ecclesiae, dos Legionários de Cristo, que hospeda vários seminaristas de várias dioceses brasileiras. Assim pudemos partilhar a nossa presença com estes nossos irmãos que estão em Roma para prosseguirem os seus estudos. Já à noite fomos jantar no Colégio Pio brasileiro, onde já se encontram presentes para o ano acadêmico vários padres de diversas dioceses brasileiras.As reflexões do dia de hoje foram fortemente marcadas por temas desafiadores na missão pastoral do bispo. D. Francisco Gonzáles, arcebispo de Pamplona-Tudela (Espanha) deu pistas para animação pastoral nas realidades paroquiais onde se faz sentir a escassez de clero. “A participação dos leigos na vida e na missão da Igreja” foi o tema abordado por D. Francesco Lambiasi, bispo de Rimini, que esforçou-se por esclarecer uma teologia do laicato. O período da tarde trouxe ainda um tema desafiador, mas abordado, principalmente, do ponto de vista psicológico: “O bispo deve ter uma forte liderança e governar com sabedoria , retidão e coragem” . Amanhã teremos o último dia intenso de conferências e estudos, pois domingo, segunda e terça-feira a programação é mais celebrativa.
ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
20 DE SETEMBRO
As reflexões deste sábado foram técnicas, mas com agradável fundamentação teológica. Pe. Federico Lombardi, SJ, falou-nos sobre “O bispo e os meios de comunicação social”. Pude verificar como temos ainda que caminhar para estarmos à altura de evangelizar com os meios de comunicação. Fiz uma prece especial para a PASCOM de Barretos que tem se esmerado em fazer boas coisas. A segunda conferência foi mais técnica ainda, pois falou-nos sobre “O bispo e as questões administrativas da sua diocese.” D. Domenico Calcagno, o conferencista, iniciou a sua apresentação recordando-nos que este trabalho do bispo não está privo de fundamentação bíblica. Assim sendo, começando pela comunidade de Jesus e seus apóstolos, passando pela comunidade de Jerusalém dos Atos dos Apóstolos e lembrando as indicações do Apóstolo Paulo em suas cartas, nos encorajou a ver esta dimensão do nosso serviço episcopal como verdadeiramente evangélica.Na primeira conferência do período da tarde refletimos sobre a Doutrina Social da Igreja, através das análises do Prof. Dr. Antonio Fazio. A última conferência do dia recordou-nos e informou-nos de coisas que muitas vezes não temos conhecimento imediato e precisamos consultar o Código de Direito Canônico e outros documentos: “o foro interno e as tarefas da Penitenciária Apostólica.”, que tem por missão sempre manifestar a misericórdia de Deus e a salvação das almas.Assim terminamos este dia, cheio de reflexões, que teve seu início com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes e presidida por D. Franceso Monterisi, da Congregação para os bispos.
ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
21 DE SETEMBRO
Este domingo foi muito especial:
Após o café da manhã nos dirigimos aos ônibus que nos levaram à Basílica de S. Pedro. Às 08:30h teve início a procissão pela nave central da Basílica, uma cena que não poderia deixar de chamar a atenção dos peregrinos que lá estavam: mais de 100 bispos, alguns com seus próprios paramentos de rito oriental, que se dirigiam para o altar da Cátedra para a Celebração Eucarística integrada com as Laudes. A Celebração foi presidida pelo Sr. Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os bispos.Não sei dizer quantas vezes entrei na Basílica de S. Pedro, algumas vezes também para concelebrar, mas esta vez era única e especial: a primeira vez que fazia isso como bispo numa peregrinação de novos bispos ao sepulcro do Apóstolo Pedro. Enquanto caminhava a procissão com o canto de entrada entoado em vários idiomas pelos Legionários de Cristo, pude ir meditando naquele momento e naquela Eucaristia. Eu, membro do Colégio Apostólico, sucessor dos apóstolos, por graça de Deus, fazia a experiência da catolicidade da Igreja e me unia espiritualmente a toda Igreja de Barretos, onde está presente a Igreja universal, pois o seu bispo está em plena comunhão com o Colégio Apostólico e o Chefe do mesmo.Outro momento importante – surpresa para mim – foi o momento de após o final da Missa, a procissão dos bispos, antes de dirigir-se à sacristia, desceu pela frente do altar da confissão para venerar a tumba de Pedro e passar pelas sepulturas dos Papas. Detive-me por alguns momentos, de modo especial, diante das sepulturas dos Papas Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II.Almocei na Casa Geral da Ordem Cisterciense, no Aventino, onde, além do Abade Geral, pude estar com os outros membros da Cúria, meus conhecidos e também mais de 30 jovens monges, de várias partes do mundo, que ali se encontram para o Curso de formação monástica que acontece todos os anos. Dois deles são de S. José do Rio Pardo, meu mosteiro de origem.Às 17 horas nos encontramos todos os bispos na Basílica de São Paulo para cantarmos as II Vésperas do domingo juntamente com os abades e abadessas beneditinos, que estão celebrando em Roma o Congresso dos Abades da Confederação beneditina. Pude rever alguns abades do Brasil e vários outros da América Latina, meus conhecidos de tantos encontros.Neste domingo, portanto, fizemos esta peregrinação aos sepulcros de Pedro e Paulo. A peregrinação ao sepulcro do apóstolo Paulo tem um significado especial dentro do contexto deste Ano Paulino que estamos celebrando.Neste domingo pude experimentar de forma celebrativa a força da minha Ordenação Episcopal e também fazer memória das minhas origens monásticas. Bendigo a Deus por todos estes dons.
+Edmilson Amador Caetano OCist.
Bispo de Barretos

Um comentário:

Unknown disse...

Para mim, também este dia foi muito especial, pois pude encontrar na Basílica de São Pedro D. Edmilson, meu ex-abade e agora bispo para a Igreja de Barretos, foi um momento de muita emoção poder vê-lo ali naquela basílica agora como bispo! Nosso encontro na Casa Geral de nossa Ordem Cisterciense, também foi um momento muito especial. Rendo graças a Deus por ter proporcionado a mim este encontro com D. Edmilson.
Saudações:
Ir. Tiago Martins de Moura, O.Cist.