segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ATIVIDADES PASTORAIS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE GUAÍRA

Paróquia realizou Assembléia Paroquial
Foi realizado no dia 14 de setembro a Assembléia Paroquial sob a orientação do Pe. Vicente Bortolato. A Assembléia contou com a presença dos coordenadores de pastorais e movimentos que analisaram e refletiram o subsídio preparatório para Assembléia Diocesana. Foram eleitos os representantes para a Assembléia Regional e Diocesana.



Bazar da Quitandas

No dia 7 de setembro a paróquia realizou, como de costume sempre no primeiro domingo de cada mês, o Bazar das Quitandas. O evento é fruto da dedicação de várias senhoras da comunidade que colocam seus talentos a serviço da Paróquia fazendo verdadeiras delícias. A renda é destinada para a manutenção da Paróquia.




Entronização da Palavra de Deus

No dia 7 de setembro foi entronizada solenemente a Palavra de Deus durante a Celebração da Santa Missa.



Festa da Fundação da Congregação dos Padres Doutrinários


No dia 29 de setembro a Comunidade Paroquial de São Sebastião de Guaíra juntamente com os seus Sacerdotes Pe. Vicente Bortolato e Pe. Luis Mosconi celebrarão a Fundação da Congregação dos Padres Doutrinarios, que completará 416 anos.
Conheça um pouco da história do Fundador:
Em 03 de fevereiro de 1544 nascia na França (Cavaillon) CÉSAR DE BUS, de familia nobre, conviveu na Corte de Paris; o ócio fez com que vivesse uma profunda crise religiosa.
A crise resultou em sua conversão no ano de 1575, passando a viver uma vida de penitência e oração. Dedicou sua vida ao anuncio do Evangelho tornando-se catequista. Em Agosto de 1582 foi ordenado Sacerdote, consagrou-se a Contemplação, mas soube perceber as necessidades dos pobres, iniciando seu trabalho de catequese com o povo simples definindo assim seu apostolado. Neste ritmo de oração, estudo e ação conseguiu envolver leigos e eclesiásticos em sua missão, reforçando a finalidade primaria dos Doutrinários: O ensino da Doutrina Cristã.
Com o tempo amadureceu a idéia de criar um instituto de Sacerdotes e leigos que tivessem como finalidade o Apostolado Catequetico. E na festa do Arcanjo Miguel, a 29 de setembro de 1592 o Pe CÉSAR DE BUS e um grupo de Sacerdotes fundaram a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã. O Bem Aventurado Pe CÉSAR foi incansável no anúncio da Sã Doutrina, e mesmo com sua morte em 15 de abril de 1607 ( 63 anos ), a perpetuação de sua obra estava garantida.
Hoje a congregação esta espalhada em Países como: França, Itália, Canadá e Brasil. No Brasil os primeiros doutrinarios chegaram em 1947, permanecendo até hoje, nas cidades de Guaíra, Catanduva, Bertioga e São Paulo.

Nenhum comentário: