segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PEREGRINAÇÃO DE DOM EDMILSON
A ROMA E À TERRA SANTA

Mais uma vez encontro-me numa viagem longa. Desta vez em uma peregrinação a Roma e Terra Santa. Estarei ausente da diocese até o dia 08 de novembro. Em janeiro de 1978 deixei a cidade de São Paulo onde nasci, e fui para o Mosteiro São Bernardo em São José do Pardo, passar por uma última preparação antes de ingressar no noviciado.


O Mosteiro São Bernardo tem sob seus cuidados a Paróquia São Roque, criada em 1968. O trabalho pastoral desta paróquia e outras atividades pastorais fazem parte do trabalho pastoral dos monges. Os monges, sem detrimento da vida monástica no interior do mosteiro, participam da vida paroquial e pastoral da cidade e da diocese de São João da Boa Vista. Neste mesmo ano de 1978, ainda noviço, recebi permissão dos meus superiores para participar das catequeses iniciais do Caminho Neocatecumenal que há pouco mais de 03 anos existia na paróquia. Assim, no mesmo ano em que iniciei a vida monástica no mosteiro Deus também concedeu-me a graça de poder começar fazer esta experiência com um grupo de leigos da paróquia sob a direção dos padres e catequistas itinerantes que estavam realizando este trabalho de evangelização em algumas paróquias da diocese de São João da Boa Vista. Esta experiência acompanhou-me durante todo o tempo da minha formação na vida monástica e preparação para o presbiterado. Mesmo como presbítero continuei a “fazer” o caminho neocatecumenal partilhando o meu ser monge e presbítero com os irmãos e irmãs da comunidade. O Caminho neocatecumenal é um momento de gestação na fé onde aos poucos e por etapas (análogas ao do antigo catecumenato da Igreja) vai se redescobrindo o batismo.


No ano de 2007, na Vigília Pascal da paróquia, esta primeira comunidade da Paróquia São Roque, de São José do Rio Pardo, renovou de modo solene as promessas batismais, diante do Sr. Bispo diocesano que presidia a celebração. A comunidade ainda continua se reunindo na escuta da Palavra e partilhando a sua vida, já não mais percorrendo as etapas do catecumenato, mas vivendo a formação permanente na fé, em comunhão com a Igreja.Faz parte do Neocatecumenato uma peregrinação a Roma e Terra Santa, após o término do itinerário catecumenal. Esta peregrinação, totalmente celebrativa, é como uma viagem de núpcias, onde professando a fé junto ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e rezando e celebrando nos lugares por onde Jesus passou, se experimenta o amor do Senhor.


É nesta viagem que me encontro. Não estou viajando simplesmente como diretor espiritual, mas participante de uma caminhada que faz parte da minha existência. Conosco estão também os irmãos e irmãs da 1ª. Comunidade da Paróquia S. Benedito, da cidade de São Carlos. Estes pertenciam até 2007 à Paróquia da Catedral de S. Carlos.




+Edmilson Amador Caetano OCist.


Bispo diocesano de Barretos

Nenhum comentário: