quarta-feira, 17 de setembro de 2008


ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA - DIA 16 DE SETEMBRO


Acompanhe como foi o dia de nosso bispo que se encontra em Roma no Encontro dos novos bispos:


Iniciamos este dia (16) com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes. A celebração foi presidida pelo Cardeal D. Tarcísio Bertone, Secretário de Estado. Toda liturgia nestes dias é celebrada em língua latina. Os salmos são cantados nos modos gregorianos e os cantos para a Missa, são cantos pastorais, em várias línguas.

Na celebração de hoje tivemos cantos em italiano, espanhol e inglês. O Sr. Cardeal em sua homilia (em italiano) falou da importância do encontro; trouxe-nos a saudação do Santo Padre, com quem esteve até domingo em viagem à França (Lourdes).

Após o café, iniciamos as conferências e reflexões. Após cada conferência tem-se um tempo de 30 a 40 minutos para perguntas ao conferencista. O primeiro tema a ser tratado foi sobre o múnus de ensinar do bispo, apresentado por D. Rino Fisichella, reitor da Universidade Lateranense, com o título “O bispo mestre da fé".

Ainda na parte da manhã foi tratado sobre o múnus de santificar do bispo. O título da conferência foi “o bispo enviado para santificar o seu povo”. O conferencista foi o bispo D. Pio Tamburrino OSB, arcebispo de Foggia. D. Pio foi meu professor no Pontifício Ateneu S. Anselmo, em Roma, diretor de estudos do Instituto Monástico.

O período da tarde iniciou-se às 16 horas com o canto das Vésperas. Em seguida tivemos a terceira conferência do dia sobre o múnus de governar do bispo. O título da conferência foi “A função de governo do bispo e a visita pastoral.” O conferencista foi o Card. Ângelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana.Das 18h0h até às 20 horas nos reunimos em grupos menores para partilharmos os assuntos que mais nos tocaram durante o dia. O meu grupo é todo de língua portuguesa, pois estamos em 16 bispos do Brasil e mais 3 bispos de Portugal.


Uma saudação fraterna a todos e espero amanhã poder relatar mais coisas.


+Edmilson Amador Caetano O.Cist.

Bispo de Barretos

Nenhum comentário: