terça-feira, 23 de setembro de 2008

ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
22 DE SETEMBRO
Retomamos as reflexões do encontro nesta segunda-feira, 22, com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes, presidida pelo Sr. Cardeal Leandro Sandri, Presidente da Congregação para as Igrejas Orientais. Tivemos a alegria de estar concelebrando conosco D. Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM. Após o café D. Elio Sgreccia falou-nos sobre “Os problemas atuais de bioética”. Após esta conferência fomos nos preparar para o encontro com o Santo Padre. Às 11 horas partimos em dois ônibus, escoltados por batedores da polícia, para Castelgandolfo, onde se encontra o Papa nestes dias. Chegando lá pudemos apreciar a linda paisagem do lago e da cidade de Roma, distante, vista do alto, a partir do jardim da residência pontifícia. Ao meio-dia fomos conduzidos à Sala da Guarda Suíça, onde acolhemos o Papa Bento XVI, que após ter sido saudado pelo Cardeal Re, deixou-nos uma encorajadora mensagem para o nosso ministério episcopal e deu-nos a bênção extensiva às nossas dioceses.
Pudemos, então, cada um, começando pelos bispos das Igrejas Orientais, cumprimentar pessoalmente o Papa. Cada um de nós disse ao Papa o País de onde vinha e o nome da própria diocese. Como sinal de afeto e comunhão o Papa presenteou a cada um dos bispos novos com uma belíssima cruz peitoral. Antes de despedir-se o Papa pousou para uma foto com todo o grupo. Todos nós saímos deste encontro fortificados e contentes. Chegamos a Roma, na casa do encontro, às 14:30h onde já nos esperava um almoço restaurador.
O período da tarde continuou com duas reflexões: “O bispo e as comunidades dos religiosos e religiosas, uma fonte de serviço da diocese” e “Os tribunais eclesiásticos diocesanos e, em particular, as causas de nulidade matrimonial”. O primeiro assunto foi abordado pelo Sr. Cardeal Franc Rodé, CM, Presidente da Congregação para a Vida Consagrada e o segundo assunto foi apresentado por D. Franceso Coccopalmerio, membro da Comissão para a interpretação autêntica das leis canônicas. Após o jantar os Legionários de Cristo nos brindaram com um concerto de um repertório de músicas “populares” de algumas nações. Durante o concerto também nos entregaram um “book” com fotos de vários momentos do encontro.

Nenhum comentário: