terça-feira, 6 de maio de 2008

CIRCULAR 01/2008

Barretos, 06 de maio de 2008

Que a paz do Ressuscitado esteja com todos!

Quero através de circulares, ao menos mensais, fazer as comunicações da caminahda pastoral da diocese e também publicar o que estiver programado na minha agenda para o mês.

1. Estou aos poucos tendo contato com as realidades pastorais da diocese. Este meu início de ministério coincide com a publicação das Diretrizes aprovadas na última Assembléia da CNBB. No dia 08 de maio teremos a apresentação das Diretrizes ao clero e aos religiosos (as). As Diretrizes irão marcar as nossas prioridades pastorais para os próximos anos. Isso se dará da seguinte maneira:

a) Encarreguei o Coordenador de Pastoral, Pe. José Everaldo, de formar uma equipe que elabore para todas as comunidades um subsídio, com uma linguagem, digamos, popular, para que todos tenham conhecimento do conteúdo das Diretrizes e nisso refletindo, possam fazer emergir das próprias comunidades o que pensam ser prioridade em nossa caminahda de evangelização. Este subsídio deverá conter 4 ou 5 encontros. Este será um primeiro momento de organização pastoral, algo que parte, realmente, das bases.

b) Tendo as comunidades estudado e refletido sobre as Diretrizes, cada paróquia, até o dia 30 de setembro, deverá realizar uma Assembléia Paroquial, conclusiva deste estudo das Diretrizes a nível paroquial, escolhendo o que julgarem ser prioritário na aplicãção das Diretrizes.

c) Cada Região Pastoral, até o dia 31 de outubro, deverá realizar uma Assembléia Regional, escolhendo o que julgarem ser prioritário para a Região na aplicação das Diretrizes.

d) No dia 15 de novembro, a partir das 08:00h, na Cidade Maria, estaremos realizando a ASSEMBLÉIA DIOCESANA, onde escolheremos as prioridades na aplicação das Diretrizes em nossa diocese.

Assim sendo, está cancelada a Assembléia Diocesana que estava marcada para o dia 09 de julho.

Como podem ver, é um longo caminho de COMUNHÃO e PARTICIPAÇÃO.

2. No dia 01 de maio comecei a minha Visita às paróquias da diocese. Na paróquia da Catedral pude visitar as comunidades, pois estava tudo programado com tempo para este contato. As outras paróquias preferiram a Celebração Eucarística e encontro com as lideranças. nada em contrário para um primeiro encontro. Contudo, gostaria de marcar com os párocos e administradores paroquiais um encontro, que poderia ser na semana anterior à visita, para que pudéssemos calmamente conversar sobre a situação da paróquia. Peço aos párocos e administradores paroquiais que entrem em contato comigo para agendarmos o encontro.

3. E, 1999, pela primeira vez, foi aprovado o Projeto de Lei de iniciativa popular, resultando na Lei 9840, contra a corrupçao eleitoral. Agora pretende-se dar um passo a mais, com um anteprojeto de lei de iniciativa popular, com o qual se pretende impedir a candidatura daqueles que estão respondendo a processos criminais graves. A nossa diocese, em comunhão com a CNBB irá apoiar esta coleta de assinaturas. Atenção, não se trata somente de assinar o nome e anotar o RG. A exigência de participação é um pouco maior: os assinantes deverão, além do nome, fazer constar o endereço e o número do título de eleitor. As folhas para as assinaturas serão entregues aos párocos e administradores paroquiais para serem multiplicadas e distribuídas em suas paróquias. Estas folhas deverão ser devolvidas à Cúria Diocesana para enviarmos todo o "lote diocesano" para Brasília ao órgão competente.

4. Os meus horários de atendimento são os seguintes:

- Na parte da manhã, a partir das 08:30h, de segunda a sábado, na residência Episcopal. Por favor, telefonem antes para a Ir. Ana Maria, na Residência Episcopal, para se certificarem que estarei em casa e sem compromissos.

- Na parte da tarde, a partir das 14:30h, de segunda a sexta, na Cúria. Por favor, telefonem para a Tatiani, na Cúria, para agendarem o encontro.

Espero que esta circular com todas as informações nos ajude a vivermos em comunhão.

+Edmilson Amador Caetano O. Cist.
Bispo diocesano

Nenhum comentário: