segunda-feira, 14 de janeiro de 2008


NOVO BISPO VISITARÁ BARRETOS

Dom Edmilson Amador Caetano, eleito novo bispo de Barretos visitará pela primeira vez a cidade no dia 31 de janeiro. Está prevista a sua chegada por volta do almoço na Cidade Maria onde terá o primeiro encontro com os padres da diocese. Pela manhã os padres terão um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é “Escolhe, pois, a vida”. Almoçarão com Dom Edmilson e em seguida terão toda à tarde para conhecê-lo e vice-versa.
NOVO BISPO É ABADE. VOCÊ SABE O QUE É UM ABADE?
O novo bispo da Diocese de Barretos Dom Edmilson Amador Caetano que iniciará seu ministério no dia 20 de abril é Abade do Mosteiro N. Sra. de São Bernardo em São José do Rio Pardo. Mas o que é Abade, você sabe? Como já dito, todos os sábados esta coluna apresentará respostas a dúvidas ou questões relacionadas à Igreja Católica. Hoje veremos o que quer dizer a palavra Abade.
A palavra abade provém do substantivo latino abbas, abbatis, através da sua forma acusativa abbatem – a qual, por sua vez, deriva do siríaco abbâ (através do étimo hebraico ab) –, significa pai e tem sido utilizada como título clerical, no Cristianismo, com diversas acepções (pároco, cura de almas, prelado de mosteiro ou congregação religiosa, monge, etc), ainda que se refira, na sua acepção original, à vida monástica e a quem governa uma abadia.
O título teve a sua origem nos mosteiros da Síria, no século IV, tendo-se espalhado pelo Mediterrâneo oriental, sendo adotado, na generalidade das línguas européias, para designar o governante de um dado mosteiro. Dom Edmilson, assim sendo, governa o mosteiro, ou seja, a Abadia de Sao José do Rio Pardo. Em língua portuguesa, o feminino é abadessa.
E O QUE É MOSTEIRO OU ABADIA?
Mosteiro é um termo derivado da palavra grega monastērion da raiz "monos" = sozinho (originalmente todos os monges cristãos foram eremitas), e o sufixo "terion" = lugar para fazer algo. Indica a habitação e o local de trabalho de uma comunidade de monges ou freiras. Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades ou freiras.
Envie a sua dúvida, curiosidade ou questão para diocese.comunicacao@gmail.com.

Um comentário:

naty disse...

ola me chamo joice tenho 21 anos sou de morro agudo faz um tempo que namoro e queria me casar, mas o padre da minha cidade disse que nao poderia me casar porque nao tenho crisma e a catequese,isso ja faz uns 3 meses que o padre me falou ... hoje tivea noticia que uma prima de barretos vai se casar e o senhor acredita que ela nunca fez catequese muito menos criama , nem fequenta a nossa igreja é vai casar, aonde esta alei da igreja, se vale para mim tem que valer para ela esse é meu desabafo desculpe muito obrigodo