sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Catedral de Ribeirão Preto
Diocese de Ribeirão Preto comemora cem anos

Uma solenidade especial, no próximo dia 20, dia de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese de Ribeirão Preto, marcará as comemorações dos cem anos de fundação da diocese e cinqüenta de sua elevação à arquidiocese. Fundada em 7 de junho de 1908 o papa Pio X, a diocese de Ribeirão Preto foi desmembrada da arquidiocese de São Paulo. Em 19 de abril de 1958, o papa Pio XII elevou Ribeirão Preto à categoria de arquidiocese. A Diocese de Barretos faz parte da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
A celebração contará com a presença dos bispos das dioceses paulistas centenárias e outros convidados, e será presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer. Segundo o arcebispo Dom Joviano, a solenidade do dia 20 será simbólica e não terá a participação de todas as comunidades da arquidiocese que serão convocadas para as comemorações no dia 7 de junho. “A grande festa [do centenário da diocese] acontecerá no encerramento do II Congresso Eucarístico. Todas as nossas comunidades marcarão presença no dia 7 de junho, data comemorativa do centenário da Igreja de Ribeirão Preto, quando estará entre nós o Núncio Apostólico dom Lorenzo Baldisseri”, explica.
Arquidiocese é um conjunto de dioceses que formam uma província eclesiástica. Assim sendo, a Diocese de Barretos integra a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto com outras 9 dioceses (Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto). Já Diocese é um determinado território designado pela Igreja para governar e animar a fé dos cristãos de uma determinada região. Para isto, uma cidade é determinada como sede, no nosso caso, a cidade de Barretos que integra com outros 12 municípios a Diocese de Barretos (Colina, Jaborandi, Severínia, Cajobi, Embaúba, Olímpia, Guaraci, Colômbia, Guaíra, Miguelópolis, Morro Agudo e Ipuã).
Dom Joviano, Arcebispo de Ribeirão Preto

Nenhum comentário: