terça-feira, 30 de setembro de 2008

ENCONTRO DE CATEQUISTAS EM RIO PRETO

No domingo, 28 de setembro, aconteceu em São José do Rio Preto o Encontro de Formação de Catequistas da Sub-Região RP2, que é formada pelas dioceses de Barretos, São José do Rio Preto, Catanduva e Jales. O encontro foi assessorado pela Irmã Maria Aparecida Barbosa do Rio de Janeiro que apresentou metodologias de “Como trabalhar a Bíblia na Catequese – contextualizar, interpretar e vivenciar”. Dos mais de 600 catequistas que participaram do evento, 69 catequistas representaram a Diocese de Barretos na companhia do Assessor Diocesano, Pe. Carlos Barbosa da Paróquia Bom Jesus de Barretos.
















O Encontro aconteceu na paróquia Santuário das Almas

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PARÓQUIA DE MIGUELÓPOLIS COMPLETA 60 ANOS

No dia 29 de setembro (segunda-feira), Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis completará 60 anos de criação. Dom Edmilson presidirá a missa em Ação de Graças às 19h30.
ROMARIA AO SANTUÁRIO DO
DIVINO PAI ETERNO

A Paróquia Santa Ana de Barretos organiza Romaria ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade – GO, no dia 18 de outubro, sábado. O valor da passagem é de R$ 80,00. Informações e reserva de passagens na secretaria paroquial: (17) 3322-3272.
Campanha Ficha Limpa já coletou 350 mil assinaturas

A Campanha Ficha Limpa promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) já coletou 350 mil assinaturas, em prol do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, sobre a vida pregressa dos candidatos, logo após a 1ª mobilização nacional, nos dias 1º a 7 de setembro. Para alcançar a meta é necessário 1,3 milhão de assinaturas. A segunda mobilização nacional está marcada para os dias 1º e 5 de outubro. A última contabilização feita pela secretaria executiva do comitê, em Brasília, foi feita no dia 24. “Novos formulários preenchidos continuam a chegar e nos próximos dias o número deve subir bastante”, afirmou Suylan Midlej, da secretaria executiva. Os estados que mais enviaram formulários até o momento foram: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Espírito Santo, respectivamente. Na próxima movimentação o objetivo é intensificar as coletas no dia da eleição, 5 de outubro. Os comitês pretendem aproveitar o processo de votação para coletar o maior número de assinaturas. “Essa é uma nova oportunidade para participar da Campanha. É importante um engajamento de todos os comitês na criação de postos fixos de coleta nesse período, nas diversas cidades brasileiras”, exorta o MCCE. Durante as eleições, no dia 5 de outubro, haverá postos montados nas seções de votação em todo o país. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entidade que compõe o MCCE, encaminhará carta a todos os juízes do país informando sobre a nova mobilização.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008


SEMANA NACIONAL DA VIDA - DIA DO NASCITURO/2008


Estamos às portas da SEMANA NACIONAL DA VIDA, que acontece de 01 a 07 de outubro e do DIA DO NASCITURO, comemorado a 08 de outubro. Estas comemorações, desde o ano 20o5, fazem parte do calendário brasileiro, como um alegre e vibrante grito em favor da Vida e de quem está por nascer!
Durante esta semana, em todo o Brasil, milhões de pessoas se mobilizam para valorizar a VIDA como DOM DE DEUS e direito sagrado do ser humano e para levar a todos uma palavra de otimismo e esperança, despertando para a ALEGRIA DE VIVER como necessidade do ser humano. Como é bom viver, estar em contato com a natureza, com as pessoas, com o mundo! Queremos gritar bem alto, nesta semana, que a VIDA é LINDA, embora os problemas e dificuldades de cada dia! A VIDA é GRAÇA, é DOAÇÃO DE SI ao PRÓXIMO, é ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA E AS PESSOAS.
Esta semana também tem o objetivo de conscientizar sobre as ameaças á vida humana, que atentam contra o valor primordial, sobre o qual se apóiam todos os demais valores. Estas ameaças são a violência, as agressões de todo tipo, a discriminação, o preconceito, o descaso com os pobres, os enfermos, os que têm necessidades especiais... Também ameaçam a vida a droga, os crimes contra a pessoa e sua dignidade. Ameaça a vida, sobretudo dos indefesos, o ABORTO que agora querem colocar como destino dos fetos anencefálicos e, talvez num futuro não muito distante, àqueles que tiverem algum tipo de má-formação física e mental, que tiverem alguma síndrome que os faça ter necessidades especiais. Alguns políticos, a todo custo querem fazer passar o aborto como um suposto “direito”... Direito de matar e violentar o próximo?
Não foi para isso que nascemos; não para atentar contra a vida, pois quando a vida é ameaçada, ofende-se o ser humano e também Aquele que criou o ser humano. Todo atentado contra a vida é também atentado contra o Criador da Vida! Cada um de nós tem uma missão, uma história, um caminho a percorrer neste mundo. E o caminho comum a todos nós é viver e anunciar o DIREITO IRRENUNCIÁVEL à VIDA PLENA trazida por Jesus. Foi para dar a vida plena ao ser humano que Jesus Cristo se encarnou em nossa história, morreu e ressuscitou por cada pessoa: Eu vim para que todos tenham VIDA e a tenham em abundância!- Jo 10,10.
Que todos se sintam, pois, convidados a posicionar-se em favor da VIDA e a conscientizar que este DOM nós recebemos do CRIADOR, num gesto de amor, sendo nossa missão valorizá-lo, colocando-o a serviço de todos, para que todos tenham possibilidade de vivê-lo em plenitude.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO DE MIGUELÓPOLIS REALIZA COROAÇÃO DAS CAPELAS DA MÃE RAINHA
A Paróquia de São Miguel Arcanjo de Miguelópolis celebrou no dia18 de setembro a 2ª Coroação das Capelas da Mãe Raínha. Foram coroadas 25 novas capelinhas com a organização do Movimento Mariano paroquial. Participaram da celebração as Irmãs do Santuário de Atibaia - SP e a coordenadora diocesana.










ENCONTRO VOCACIONAL DIOCESANO

No domingo, 21 de setembro, foi realizado na Paróquia N. S. do Rosário em Barretos mais um Encontro Vocacional Diocesano.

O Reitor do Seminário Pe. José Antonio




Pe. Sérgio




ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
22 DE SETEMBRO
Retomamos as reflexões do encontro nesta segunda-feira, 22, com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes, presidida pelo Sr. Cardeal Leandro Sandri, Presidente da Congregação para as Igrejas Orientais. Tivemos a alegria de estar concelebrando conosco D. Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM. Após o café D. Elio Sgreccia falou-nos sobre “Os problemas atuais de bioética”. Após esta conferência fomos nos preparar para o encontro com o Santo Padre. Às 11 horas partimos em dois ônibus, escoltados por batedores da polícia, para Castelgandolfo, onde se encontra o Papa nestes dias. Chegando lá pudemos apreciar a linda paisagem do lago e da cidade de Roma, distante, vista do alto, a partir do jardim da residência pontifícia. Ao meio-dia fomos conduzidos à Sala da Guarda Suíça, onde acolhemos o Papa Bento XVI, que após ter sido saudado pelo Cardeal Re, deixou-nos uma encorajadora mensagem para o nosso ministério episcopal e deu-nos a bênção extensiva às nossas dioceses.
Pudemos, então, cada um, começando pelos bispos das Igrejas Orientais, cumprimentar pessoalmente o Papa. Cada um de nós disse ao Papa o País de onde vinha e o nome da própria diocese. Como sinal de afeto e comunhão o Papa presenteou a cada um dos bispos novos com uma belíssima cruz peitoral. Antes de despedir-se o Papa pousou para uma foto com todo o grupo. Todos nós saímos deste encontro fortificados e contentes. Chegamos a Roma, na casa do encontro, às 14:30h onde já nos esperava um almoço restaurador.
O período da tarde continuou com duas reflexões: “O bispo e as comunidades dos religiosos e religiosas, uma fonte de serviço da diocese” e “Os tribunais eclesiásticos diocesanos e, em particular, as causas de nulidade matrimonial”. O primeiro assunto foi abordado pelo Sr. Cardeal Franc Rodé, CM, Presidente da Congregação para a Vida Consagrada e o segundo assunto foi apresentado por D. Franceso Coccopalmerio, membro da Comissão para a interpretação autêntica das leis canônicas. Após o jantar os Legionários de Cristo nos brindaram com um concerto de um repertório de músicas “populares” de algumas nações. Durante o concerto também nos entregaram um “book” com fotos de vários momentos do encontro.
ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
23 DE SETEMBRO
Iniciamos este último dia de encontro com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes, presidida pelo Sr. Cardeal Salvatore De Georgi. Toda manhã estivemos reunidos por continentes. Os irmãos bispos das Igrejas orientais reuniram-se na sede da Congregação para as Igrejas Orientais na Via della Conciliazione, próximo ao Vaticano. Em nossa reunião, presidida por D. Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM, foi apresentada a história e organização do CELAM, os tópicos principais do Documento de Aparecida e as diretrizes dadas pelo CELAM para a “Missão Conitnental”. Desta maneira encerraram-se as atividades deste encontro.

Saudações fraternas
+Edmilson Amador Caetano OCist.
Bispo diocesano de Barretos

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ENCONTRO DE NOVOS BISPOS – ROMA
19 de Setembro

O dia de hoje foi marcado por encontros brasileiros. A Celebração Eucarística integrada com as Laudes foi presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes OFM (brasileiro) Prefeito da Congregação para o Clero. No café da manhã, nós, bispos brasileiros, nos aproximamos do Sr. Cardeal para cumprimenta-lo e cantar-lhe parabéns, pois está completando 50 anos de ordenação presbiteral. No almoço, os bispos brasileiros, fomos à comunidade Mater Ecclesiae, dos Legionários de Cristo, que hospeda vários seminaristas de várias dioceses brasileiras. Assim pudemos partilhar a nossa presença com estes nossos irmãos que estão em Roma para prosseguirem os seus estudos. Já à noite fomos jantar no Colégio Pio brasileiro, onde já se encontram presentes para o ano acadêmico vários padres de diversas dioceses brasileiras.As reflexões do dia de hoje foram fortemente marcadas por temas desafiadores na missão pastoral do bispo. D. Francisco Gonzáles, arcebispo de Pamplona-Tudela (Espanha) deu pistas para animação pastoral nas realidades paroquiais onde se faz sentir a escassez de clero. “A participação dos leigos na vida e na missão da Igreja” foi o tema abordado por D. Francesco Lambiasi, bispo de Rimini, que esforçou-se por esclarecer uma teologia do laicato. O período da tarde trouxe ainda um tema desafiador, mas abordado, principalmente, do ponto de vista psicológico: “O bispo deve ter uma forte liderança e governar com sabedoria , retidão e coragem” . Amanhã teremos o último dia intenso de conferências e estudos, pois domingo, segunda e terça-feira a programação é mais celebrativa.
ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
20 DE SETEMBRO
As reflexões deste sábado foram técnicas, mas com agradável fundamentação teológica. Pe. Federico Lombardi, SJ, falou-nos sobre “O bispo e os meios de comunicação social”. Pude verificar como temos ainda que caminhar para estarmos à altura de evangelizar com os meios de comunicação. Fiz uma prece especial para a PASCOM de Barretos que tem se esmerado em fazer boas coisas. A segunda conferência foi mais técnica ainda, pois falou-nos sobre “O bispo e as questões administrativas da sua diocese.” D. Domenico Calcagno, o conferencista, iniciou a sua apresentação recordando-nos que este trabalho do bispo não está privo de fundamentação bíblica. Assim sendo, começando pela comunidade de Jesus e seus apóstolos, passando pela comunidade de Jerusalém dos Atos dos Apóstolos e lembrando as indicações do Apóstolo Paulo em suas cartas, nos encorajou a ver esta dimensão do nosso serviço episcopal como verdadeiramente evangélica.Na primeira conferência do período da tarde refletimos sobre a Doutrina Social da Igreja, através das análises do Prof. Dr. Antonio Fazio. A última conferência do dia recordou-nos e informou-nos de coisas que muitas vezes não temos conhecimento imediato e precisamos consultar o Código de Direito Canônico e outros documentos: “o foro interno e as tarefas da Penitenciária Apostólica.”, que tem por missão sempre manifestar a misericórdia de Deus e a salvação das almas.Assim terminamos este dia, cheio de reflexões, que teve seu início com a Celebração Eucarística integrada com as Laudes e presidida por D. Franceso Monterisi, da Congregação para os bispos.
ENCONTRO DOS NOVOS BISPOS – ROMA
21 DE SETEMBRO
Este domingo foi muito especial:
Após o café da manhã nos dirigimos aos ônibus que nos levaram à Basílica de S. Pedro. Às 08:30h teve início a procissão pela nave central da Basílica, uma cena que não poderia deixar de chamar a atenção dos peregrinos que lá estavam: mais de 100 bispos, alguns com seus próprios paramentos de rito oriental, que se dirigiam para o altar da Cátedra para a Celebração Eucarística integrada com as Laudes. A Celebração foi presidida pelo Sr. Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os bispos.Não sei dizer quantas vezes entrei na Basílica de S. Pedro, algumas vezes também para concelebrar, mas esta vez era única e especial: a primeira vez que fazia isso como bispo numa peregrinação de novos bispos ao sepulcro do Apóstolo Pedro. Enquanto caminhava a procissão com o canto de entrada entoado em vários idiomas pelos Legionários de Cristo, pude ir meditando naquele momento e naquela Eucaristia. Eu, membro do Colégio Apostólico, sucessor dos apóstolos, por graça de Deus, fazia a experiência da catolicidade da Igreja e me unia espiritualmente a toda Igreja de Barretos, onde está presente a Igreja universal, pois o seu bispo está em plena comunhão com o Colégio Apostólico e o Chefe do mesmo.Outro momento importante – surpresa para mim – foi o momento de após o final da Missa, a procissão dos bispos, antes de dirigir-se à sacristia, desceu pela frente do altar da confissão para venerar a tumba de Pedro e passar pelas sepulturas dos Papas. Detive-me por alguns momentos, de modo especial, diante das sepulturas dos Papas Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II.Almocei na Casa Geral da Ordem Cisterciense, no Aventino, onde, além do Abade Geral, pude estar com os outros membros da Cúria, meus conhecidos e também mais de 30 jovens monges, de várias partes do mundo, que ali se encontram para o Curso de formação monástica que acontece todos os anos. Dois deles são de S. José do Rio Pardo, meu mosteiro de origem.Às 17 horas nos encontramos todos os bispos na Basílica de São Paulo para cantarmos as II Vésperas do domingo juntamente com os abades e abadessas beneditinos, que estão celebrando em Roma o Congresso dos Abades da Confederação beneditina. Pude rever alguns abades do Brasil e vários outros da América Latina, meus conhecidos de tantos encontros.Neste domingo, portanto, fizemos esta peregrinação aos sepulcros de Pedro e Paulo. A peregrinação ao sepulcro do apóstolo Paulo tem um significado especial dentro do contexto deste Ano Paulino que estamos celebrando.Neste domingo pude experimentar de forma celebrativa a força da minha Ordenação Episcopal e também fazer memória das minhas origens monásticas. Bendigo a Deus por todos estes dons.
+Edmilson Amador Caetano OCist.
Bispo de Barretos
ATIVIDADES PASTORAIS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE GUAÍRA

Paróquia realizou Assembléia Paroquial
Foi realizado no dia 14 de setembro a Assembléia Paroquial sob a orientação do Pe. Vicente Bortolato. A Assembléia contou com a presença dos coordenadores de pastorais e movimentos que analisaram e refletiram o subsídio preparatório para Assembléia Diocesana. Foram eleitos os representantes para a Assembléia Regional e Diocesana.



Bazar da Quitandas

No dia 7 de setembro a paróquia realizou, como de costume sempre no primeiro domingo de cada mês, o Bazar das Quitandas. O evento é fruto da dedicação de várias senhoras da comunidade que colocam seus talentos a serviço da Paróquia fazendo verdadeiras delícias. A renda é destinada para a manutenção da Paróquia.




Entronização da Palavra de Deus

No dia 7 de setembro foi entronizada solenemente a Palavra de Deus durante a Celebração da Santa Missa.



Festa da Fundação da Congregação dos Padres Doutrinários


No dia 29 de setembro a Comunidade Paroquial de São Sebastião de Guaíra juntamente com os seus Sacerdotes Pe. Vicente Bortolato e Pe. Luis Mosconi celebrarão a Fundação da Congregação dos Padres Doutrinarios, que completará 416 anos.
Conheça um pouco da história do Fundador:
Em 03 de fevereiro de 1544 nascia na França (Cavaillon) CÉSAR DE BUS, de familia nobre, conviveu na Corte de Paris; o ócio fez com que vivesse uma profunda crise religiosa.
A crise resultou em sua conversão no ano de 1575, passando a viver uma vida de penitência e oração. Dedicou sua vida ao anuncio do Evangelho tornando-se catequista. Em Agosto de 1582 foi ordenado Sacerdote, consagrou-se a Contemplação, mas soube perceber as necessidades dos pobres, iniciando seu trabalho de catequese com o povo simples definindo assim seu apostolado. Neste ritmo de oração, estudo e ação conseguiu envolver leigos e eclesiásticos em sua missão, reforçando a finalidade primaria dos Doutrinários: O ensino da Doutrina Cristã.
Com o tempo amadureceu a idéia de criar um instituto de Sacerdotes e leigos que tivessem como finalidade o Apostolado Catequetico. E na festa do Arcanjo Miguel, a 29 de setembro de 1592 o Pe CÉSAR DE BUS e um grupo de Sacerdotes fundaram a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã. O Bem Aventurado Pe CÉSAR foi incansável no anúncio da Sã Doutrina, e mesmo com sua morte em 15 de abril de 1607 ( 63 anos ), a perpetuação de sua obra estava garantida.
Hoje a congregação esta espalhada em Países como: França, Itália, Canadá e Brasil. No Brasil os primeiros doutrinarios chegaram em 1947, permanecendo até hoje, nas cidades de Guaíra, Catanduva, Bertioga e São Paulo.