terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

IGREJA PROMOVEU CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA VIDA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA SERÁ REALIZADO


No dia 18 de fevereiro, o Hospital de Câncer de Barretos entrou em contato com uma moradora da cidade de Olímpia, Mariluce Aparecida Garcia Pereira de 39 anos que fora cadastrada numa Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea promovida pela Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista de Olímpia em 07 de outubro de 2006 sob a coordenação do Pe. Ivanaldo Mendonça, vigário paroquial na ocasião, comunicando-a da compatibilidade com uma pessoa que necessita do transplante de medula. A doadora em potencial ratificou sua disposição em colaborar e logo iniciou os exames no Hospital de Câncer de Barretos para dar início ao processo de doação. Ela que é mãe de filhos gêmeos manifestou-se extremamente emocionada e feliz diante da possibilidade de colaborar na salvação de uma vida. No dia da Campanha, cerca de 1.800 pessoas se cadastraram num gesto de doação e solidariedade.


O cadastramento é possível a todas as pessoas entre 18 e 55 anos de idade, desde que não tenham ou estejam em tratamento de câncer. A probabilidade de encontrar um doador de medula óssea é de 1 entre 1 milhão de pessoas. É Impossível, no momento, saber quem será o receptor da medula, visto que a legislação prevê um tempo de 5 anos para que a divulgação seja feita, tanto ao receptor quanto ao doador. Porém, o mais importante está sendo encaminhado: uma vida será salva graças ao simples gesto de generosidade e amor ao próximo, independentemente de quem ele seja.

“Além de ter sido uma experiência maravilhosa de promoção e defesa da vida, a campanha sensibilizou toda a cidade de Olímpia, ensinado que, quando nos unimos, podemos fazer mais. A identificação desta doadora é a prova concreta de que não podemos nunca desanimar ou acomodar-nos no processo de promoção da vida. É este o grande desafio que a CF deste ano nos apresenta: “Escolhe, pois, a vida”. Parabéns Olímpia por este bonito testemunho de fé, amor e solidariedade”, disse Pe. Ivanaldo via e-mail.



Mariluce, a doadora compatível

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quase Paróquia São José (Olímpia), promoveu a 2ª Semana Catequética

De 18 a 21 de Fevereiro, a Quase Paróquia São José (Olímpia), promoveu a 2ª Semana Catequética. O tema motivador foi "Catequistas: Discípulos-Missionários de Jesus Cristo" e o lema "Nosso trabalho é semear". Cerca de 50 pessoas assumirão o ministério catequético na Quase Paróquia neste ano. A cada noite foi abordado um assunto: Catequese e Missão Evangelizadora da Igreja, Catequese e Liturgia, Campanha da Fraternidade 2008, A equipe de catequistas.
Pe. Ivanaldo, Ir. Rosana. Ir. Cidinha e jovens da Pastoral da Comunicação assessoram a semana num clima de alegria, amizade e compromisso com a missão. Os catequistas renovaram suas energias para mais um ano de trabalho.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Aula Inaugural da Escola de Teologia para Leigos
Na noite desta quarta-feira (20/02), Pe. Pedro Manchini da cidade de Monte Castelo (Diocese de Marília), que já exerceu seu ministério como padre em nossa cidade fez uma introdução aos Sacramentos na aula inaugural da Escola de Teologia para Leigos que aconteceu na Paróquia de N. S. do Rosário para todas as paróquias da cidade. Confira algumas imagens:







segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


PADRE DEUSMAR VENCE PRÉVIA DA ELEIÇÃO PARA VICE-PRESIDENTE

Na tarde de sexta-feira aconteceu uma prévia da eleição para a presidência, vice-presidência e secretariado da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) em Itaici, São Paulo, na edição do 12º Encontro Nacional de Presbíteros – padres.
Com 17 candidatos aos cargos e 354 votantes, padre Deusmar Jesus da Silva, venceu na eleição prévia à vice-presidência com 97 votos. Com 29 votos, padre Deusmar ocupa o terceiro lugar na prévia para a eleição à presidência. Em primeiro lugar nas prévias para a presidência venceu o padre Alexandre José de Albuquerque, do regional Leste 1 da CNBB, diocese de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, sendo indicado por 148 votantes. Para o segundo lugar nas prévias da presidência venceu o padre Francisco dos Santos, do Regional Leste 2 da CNBB, com 114 votos. Para secretário, o padre Mário Spaki, do Regional Sul 2, venceu a eleição prévia com 122 votos.
Interrogado sobre o resultado da eleição prévia, padre Deusmar, que já preside a Comissão Regional dos Presbíteros Sul 1 da CNBB, disse: “ Para mim, o importante não é a função que se ocupa, mas sim, colocar-se à serviço dos padres para que apoiados e animados sejam felizes e realizados no exercício do ministério presbiteral.”
Na próxima segunda-feira acontecerão as eleições acima, que será empossada na manhã de terça-feira, quando encerra o 12º Encontro Nacional de Presbíteros.

por padre Ronaldo José Miguel
Itaici/SP, 16 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

CARDEAL HUMMES FALA AOS PADRES DO BRASIL

No 12º Encontro Nacional de Presbíteros (padres), que está acontecendo em Itaici, São Paulo, o Prefeito da Congregação para o Clero na Cúria Romana, Cardeal Dom Cláudio Hummes, realizou conferência aos 430 padres da Igreja Católica no Brasil presentes no evento.
O Cardeal Hummes é responsável por mais de 406 mil padres no mundo inteiro, no trabalho que exerce em Roma. Como responsável pelos padres do mundo, Dom Cláudio veio falar-lhes sobre a missão continental do presbítero.
No seu discurso, o cardeal afirmou que “em muitos paises o número de presbíteros continua a cair. Nesse nosso continente latino americano, outros fatos preocupam a formação de presbíteros: a pobreza, as seitas, os problemas de desvio na conduta da sexualidade...”. Entusiasmado pelo bom exemplo de muitos padres, Dom Cláudio continua afirmando que “a imensa maioria dos presbíteros não estão envolvidos nesta realidade... não chega a 1%. A essa imensa maioria de sacerdotes fiéis ao seu ministério, podemos e devemos estar orgulhosos dos mesmos. Deles nos orgulhamos, veneramos e amamos realmente.”O Cardeal concluiu dizendo que “na verdade a Igreja deve muitíssimo aos padres, por isso, deve amá-los, apóia-los e encorajá-los na sua vocação e missão...”.


Pe. Ronaldo, Cardeal Hummes e Pe. Deusmar

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PADRES DEUSMAR E RONALDO PARTICIPAM DO ENCONTRO NAICONAL DE PRESBÍTEROS REPRESENTANDO A DIOCESE DE BARRETOS

Teve início anteontem em Itaici, Indaiatuba (SP), o Encontro Nacional de Presbíteros, promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros. Até o dia 19, o 12º Encontro Nacional será realizado com a presença de 450 sacerdotes de todo o Brasil. Participam, entre outros, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, e o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi. Os padres Ronaldo (Santa Ana) e Deusmar (Catedral) participam do evento representando a Diocese de Barretos. O encontro é organizado a cada dois anos pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e presidido pelo Padre José Pietrobom Rotta.
O tema, “Presbítero, discípulo e missionário de Jesus Cristo na América Latina” segundo o padre, foi escolhido para fazer comunhão com a Igreja da América Latina que no último ano celebrou a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe e para aprofundar a formação permanente dos presbíteros.
Pe. Deusmar, concorrerá ao cargo de Presidente da Comissão Nacional de Presbíteros. Ele é o representante dos padres de todo o estado de São Paulo e por isso, poderá ser eleito. O Encerramento do 12º ENP será no dia 19, com os encaminhamentos e votação dos subsídios deste encontro. Em seguida haverá a posse da nova presidência, celebração de encerramento e envio dos padres para suas regiões, onde deverão multiplicar o que lá estudaram. Pe. Deusmar foi concelebrante, por ser o representante dos padres do estado de São Paulo

OS SACRAMENTOS SERÃO OS TEMAS DOS CURSOS BÍBLICOS DE 2008

Os Cursos Bíblicos oferecidos pela Escola de Teologia para Leigos de Barretos reiniciam na próxima segunda-feira no Centro de Pastoral da Paróquia N. Sra. do Rosário. Os temas escolhidos para este ano são os sacramentos. Os interessados em participar devem procurar as secretarias paroquiais. Confira o calendário deste ano:
- 19/02- Momento celebrativo
- 20 e 21/02 - Resgate da História
- 22/02 - Aula Inaugural
- 24 a 28/03: Batismo
- 14 a 18/04: Crisma
- 12 a 16/05: Eucaristia
- 16 a 20/06: Reconciliação
- 21 a 25/05: Matrimonio
- 15 a 19/09: Ordem e Ministérios
- 20 a 24/10: Unção dos Enfermos
- 20 e 21/11: Assembléia dos Sacramentos

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Paróquia Santa Ana celebrou Missa de Envio dos Catequistas (11/02)








CF-2008: Paróquia Santa Ana recebeu Equipe Diocesana

A Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade esteve na Paróquia Santa Ana para apresentar aos paroquianos o tema e o lema da Campanha deste ano, para uma melhor dinâmica da CF nas comunidades.


Marisa Machado, Graça Canoas, Pe. Ronaldo, Vergínia e Yussif.

Marisa e Graça são da Paróquia São Benedito e integram a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade.
O casal vergínia e Yussif, da Paróquia Santa Ana, fazem parte da Equipe Diocesana da CF.



Marisa Machado palestrando aos fiéis da paróquia.

Ao final, Pe. Ronaldo deu a benção.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dom Antonio Gaspar e integrantes da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade apresentaram à imprensa de Barretos a CF-2008 (06/02)

Graça, Dom Gaspar, Vergínia e Yussif.






Estiveram presentes a TV Barretos, Jornal e Rádio barretos e Jornal O Diário.



Celebração dos 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Antonio Gaspar, Administrador Apostólico da Diocese de Barretos na Catedral (01/02)



A Paróquia N. Sra. do Rosário através da Pascom, apresentou um vídeo sobre a caminhada vocacional de Dom Gaspar.

Robson, da Paróquia Santa Ana foi o comentarista da Celebração.

Dom Antonio Gaspar na procissão de entrada

Deise, da Paróquia Santa Ana proclamando a Leitura

Bruna, da Paróquia Bom Jesus cantou o Salmo Responsorial

Pe. Cláudio, Vigário-Geral e Paróco da Paróquia São Luís proclamou o Evangelho.


A Paróquia São Benedito foi a responsável pela Oração da Assembléia.

Jovem da Paróquia São Luís prestou homenagem a Dom Gaspar.




os fiéis receberam bolo após cumprimentarem Dom Gaspar.